1.2 Fotografia das formas tridimensionais criadas com linha
1.3 Maquete Linha
1.4 Desenho de observação da maquete linha
1.5 Grupo 1: seminário sobre cor-luz
1.6 Paleta de cores secundárias
Ciano para amarelo
Ciano para magenta
Magenta para amarelo
1.7 Paleta de cores terciárias
Magenta + ciano para amarelo
Magenta + amarelo para ciano
Amarelo + ciano para magenta
1.8. Painel de azulejo monocromático
1.9 Painel de azulejo análogo
1.10 Painel de azulejo complementar
1.11 Painel de azulejo tríade
Módulo 2
2.1 Análise cromática de filme
Esquema de cores no filme Alexandria
Grupo 1 de plástica. E-mail:
arqeurb2011ufu@yahoo.com.br
Este
exercício tem como objetivo a percepção dos esquemas cromáticos utilizados no
filme Alexandria, lançado em 2009, dirigido por Alejandro Amenábar e protagonizado
por Rachel Weisz. O filme retrata conflitos religiosos e filosóficos no período
Romano/Egípcio e como um escravo do império se envolve amorosamente com a
filósofa e matemática pagã Hypatia de Alexandria. Os jogos de esquemas
cromáticos são elemento importante na construção de um longa ou curta metragem,
sendo responsável por causar sensações e exprimir diferentes idéias a partir
das cores dos figurinos e cenários.
Palavras-chave: Alexandria, Escala Cromática,
Cores.
Color scheme in the film Alexandria
Grupo 1 de plástica. E-mail:
arqeurb2011ufu@yahoo.com.br
This exercise is aimed at the perception of color schemes used in the movie Alexandria , launched in 2009, directed by Alejandro Amenabar and starring Rachel Weisz. The film portrays religious and
philosophical conflicts during the Roman / Egyptian and as a slave of the empire has a love interest with the pagan philosopher and mathematician Hypatia of Alexandria. The games color schemes are an important element in building a long or short film, responsible for causing feelings and express ideas different from the colors of the costumes and scenery.
Keywords: Agora, Chromatic Scale, Color.
1. Esquema Cromático no filme Alexandria
No
filme Ágora as escalas cromáticas têm uma presença muito forte, marcando as
fases pelas quais os personagens passam, buscando através de suas tonalidades,
expressar a leveza e/ou tensão da situação, que pode ser identificada
principalmente através da personagem principal.
Inicialmente são utilizadas
cores terrosas e claras (indo do bege ao branco), já que a situação é estável,
o poder político está sobre o controle dos pagãos e a protagonista, marcada por
roupas extremamente claras, se encontra bem dando aulas.
Os
cristãos e judeus são caracterizadas por roupas escuras, já que são os
responsáveis por tentar impor seus dogmas fazendo uso da violência, gerando
conflitos e guerras em busca da tomada de poder. Dessa forma, suas cores – que
vão do azul marinho ao preto – buscam esse peso visual, representando a
influência que terão sobre o rumo da história do filme e, principalmente, da
protagonista.Um dos marcos desse conflito é a destruição da biblioteca de
Alexandria, como forma de tomada do poder por parte dos cristãos, que se
mostram como maioria.
Com os
conflitos gerados, o poder pagão se vê obrigado aceitar o cristianismo e sua
influência no poder, marcando uma nova fase na vida dos personagens. Para
tanto, prevalecem os tons mais avermelhados e dourados para os pagãos, enquanto
cristãos se mantém associadas à tons escuros e monocromáticos. Isso,
consequentemente, marca também a nossa protagonista, que passa a usar
tonalidades mais fortes como o vinho, de forma que esse peso visual – que
contrasta com as tonalidades claras que ela usava no início– represente um
momento de intensa dúvida, na qual ela não consegue desvendar a questão sobre o
giro da terra em torno do sol, ao mesmo tempo em que se vê em um governo
controlador e que suprime o papel da mulher (preceitos aos quais Hipátia era
contra).
Por
fim, os cristãos ganham ainda mais força e os pagãos são obrigados, não apenas
a aceitar, mas também a aderir à doutrina cristã. Sendo isso contra os ideais
de Hipátia, ela recusa-se a se submeter ao cristianismo, sendo, então,
condenada à morte. Esse final, por sua vez, é marcado pelos
tons azulados e escuros, buscando mostrar ainda mais a força obtida pelos
cristãos dentro da história, bem como a trágica morte da protagonista.
Conclusão
De uma
forma geral, a história começa com tons terrosos e claros, em que a
protagonista é mais livre, e termina com tons azulados e escuros, no qual a
protagonista é reprimida e levada à morte.
2.3. Participação nas exposições Athos Criativos e Abstrações Construtivistas
2.4 Fichamento do texto: MONTANER, Josep - Abstração. In As Formas do Século XX.
O texto se inicia
apresentando a influência da ciência e da razão na arte e na arquitetura no
início do século XX. A máquina e as novas tecnologias passaram a ditar os rumos
do processo criativo. Por isso, um dos maiores expoentes dessa época é a
abstração. Ela, que serviu como objeto de estudo para a psicologia e teóricos
da arte da Europa Central, foi entendida como um tipo de refúgio do caos diário
da vida humana. O artista moderno, portanto, procura fugir a todo instante da
mimese no seu trabalho, e principalmente, das amarras que o academicismo
tradicional exigia. O homem buscava pela liberdade e isso também ocorria no âmbito
artístico. Surge então outra acepção dinâmica sobre obra de arte, onde sua
essência não está nela mesma, mas sim na relação daquele produto artístico com
o observador. Com a introdução da ciência de espaço-tempo, a arte passa a
percorrer os múltiplos pontos de vista do observador, resultando no cubismo.
Com o texto “A nova visão”
foi estabelecido os três estados básicos da nova arte abstrata: a superfície, o
volume e o espaço. Esse autor sofreu
influência da Teoria da Relatividade, fato que é verificado por ele se
preocupar com a luz, a dinâmica e a falta de gravidade de um local. A busca
pela liberdade do artista no século XX possibilitou a abertura de novas
possibilidades, rompendo, portanto, toda a mimese e formalidade acadêmica. Cada
artista se viu livre para produzir sua arte à sua maneira.
Em relação ao aspecto
plástico, a realidade é apresentada pelo artista a maneira da arte, ou seja, de
um modo mais aprofundado do que somente o contexto específico em que a obra se
encontra. Os autores separada e independentemente passam agora a criar do seu
jeito as mudanças das imagens naturalistas às formas abstratas. Após o
estabelecimento da arte abstrata surgem novas correntes, como cubismo,
neoplasticismo, contrutivismo e suprematismo. Tem-se como expoente desse tempo
Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Kazimir Malevich por se libertarem do
mimetismo, por efetuarem a ligação entre razão e criatividade e por não
representarem convencionalmente em perspectiva.
Kandinsky trabalhava com a
síntese e o oculto das formas, perspassando pelo surrealismo. Esses artistas
influenciaram diferentes áreas do conhecimento, como a música. Essa, agora, emitia
notas isoladas, acelerando e parando, demonstrando o silêncio e o espaço, etc.
O neoplasticismo, por meio de Piet Mondrian, Theo van Doesburg e Thomas Gerrit,
se tornou um novo modo de pensamento para se refazer as formas da arte. Era
entendido como arte elementar, sendo que fazia uso de diferentes artefatos,
limpos e recobertos de cores puras. Tem-se como exemplo a Casa Schröder e o
Pavilhão de Barcelona.
As propostas de Malevitch
permeavam o limite da redução máxima, já anunciando características minimalistas.
Isso pode ser constatado ao se observar o quadro Branco sobre Branco de 1919.
Ao descrever sobre as
neovanguardas, o autor deixa claro o seu desgaste mas, em contra partida, seu
espírito volta a ser estabelecido.Sobre a arte conceitual,
conclui-se que a forma é a síntese das etapas de ação sobre a própria forma e
sobre suas denotações. A construção passa por uma transformação de maneira em
que a idéia se estabelece sobre a matéria final.